Seduc/PA e FGV DGPE realizam “3º Encontro de Formação de Lideranças: DREs em Ação”
Atividade realizada em Belém reúne diretores e coordenadores pedagógicos e administrativos das Diretorias Regionais de Ensino do Pará.
A Secretaria de Educação do Pará (Seduc/PA), realizou, de 23 a 24 de agosto, em Belém, o “3º Encontro de Formação de Lideranças: DREs em Ação”. A atividade, apoiada pela FGV DGPE (Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas), é parte da formação de diretores e coordenadores pedagógicos e administrativos das Diretorias Regionais de Ensino (DREs) iniciada em abril. O objetivo é promover capacidades de conceituação, reflexão e aplicação de conhecimentos adquiridos para estimular a estruturação de ambientes de reflexão sobre práticas profissionais, técnicas, pedagógicas que contribuam para avanços qualitativos de aprendizagens e desempenho da rede pública estadual.
No encontro, o professor André Lázaro, diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana, falou sobre “Desafios da Qualidade e da Equidade na Educação”. Gerente do Eixo Orçamento e Finanças da FGV DGPE, Carlos Eduardo Sanches abordou a “Gestão Pública: Planejamento e Orçamento”. As apresentações foram complementadas por oficinas temáticas sobre indicadores educacionais, qualidade e equidade educacional e implementação e avaliação de políticas públicas.
O secretário adjunto de Educação Básica, Júlio César Meireles, apresentou ações da Seduc/PA e resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a cada dois anos. Os níveis de aprendizagem apurados por meio do Saeb e os dados sobre aprovação do Censo Escolar formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No encontro, o secretário da Educação, Rossieli Soares, destacou o desempenho do Pará no Ideb 2023, divulgado em 14 de agosto, parabenizou as DREs pelos resultados e reforçou a importância da capacitação para enfrentar desafios.
As atividades da “Formação de Lideranças: DREs em Ação” prosseguem até outubro. Com carga-horária de 180 horas e divididas em aulas presenciais e síncronas (em tempo real), elas abrangem cinco eixos: (1) Desafios e soluções para educação brasileira e para a educação no estado do Pará; (2) Governança, liderança e políticas públicas; (3) Indicadores, qualidade e gestão das aprendizagens; (4) Educação para paz, inclusão, educação para as relações étnico-raciais e sustentabilidade; e (5) Criatividade, liderança, inovação e competências socioemocionais.