Notícia

Educadores da rede estadual de Alagoas participam de formação na FGV DGPE

Atividade é parte do projeto da Seduc-AL apoiado pela FGV DGPE para qualificar e expandir a oferta de educação profissional no estado

Gerentes especiais de educação e formadores regionais da rede estadual de ensino de Alagoas participaram, de 15 a 17 de agosto, no Rio de Janeiro, de formação para a gestão da aprendizagem. A atividade, realizada na FGV DGPE (Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas), faz parte do projeto para qualificar e expandir a oferta de educação profissional no estado. A ação desenvolvida pela Secretaria Estadual da Educação é apoiada pela FGV DGPE.

“Queremos fazer com que nossos alunos deixem o ensino médio melhor preparados. Por isso é que buscamos não somente trocar experiências, mas também adquirir novos conhecimentos”, destacou a secretária estadual da Educação, Roseane Vasconcelos. “Poder contribuir para que Alagoas se consolide como referência nacional é motivo de muito orgulho”, reforçou o professor e economista Henrique Paim, diretor da FGV DGPE.

A gerente especial de Fortalecimento da Educação Profissional, Clerisvalda Menezes, explicou que, com apoio da FGV DGPE, serão estruturadas ações de diagnóstico, governança, monitoramento, acompanhamento pedagógico e planejamento da oferta de cursos. Atualmente, a rede estadual de Alagoas conta com 110 turmas de educação profissional. Oferecidas em 55 municípios por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), as 18 opções de cursos técnicos contemplam 4.142 alunos da 1ª série do ensino médio.

Paim destacou os resultados de Alagoas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023 divulgados em 14 de agosto pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com nota 6 nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), Alagoas superou em 1,2 ponto a meta para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º), alcançou a meta, com 5 pontos. O ensino médio registrou 4,1 pontos.  

* Com informações da Seduc-AL e do MEC