FGV DGPE

Diretoria


Diretor

Professor da FGV/EBAPE, Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV e Consultor em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Trabalhou durante onze anos (2004 a 2014) no Ministério da Educação, onde ocupou as funções de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor da Área Social do BNDES (2015 a 2016). Economista formado pela UNISINOS-RS, cursou Mestrado em Economia pela UFRGS e possui o Título de Doutor Notório Saber em Educação pela UFRGS1. Ao longo de sua trajetória pública, especialmente no Ministério da Educação, recebeu várias homenagens e condecorações em reconhecimento ao seu trabalho. No Estado do Rio Grande do Sul ocupou várias funções públicas e técnicas, sendo Secretário Municipal em Porto Alegre na área de Captação de Recursos e Cooperação Internacional e Secretário de Estado de Coordenação e Planejamento. Além disso, foi funcionário do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul – BADESUL.

Linkedin

Coordenação


Coordenadora

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutora em Educação pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). É Técnica em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação (MEC) desde 2005, estando atualmente licenciada. Atua como Coordenadora no Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE), na Fundação Getulio Vargas (FGV), Rio de Janeiro. Outras atividades exercidas: foi assessora do Secretário-Executivo do Ministério da Educação (2006-2009; 2013-2015); chefe de gabinete e presidente substituta do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC (2016-2018).


Coordenador

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE). Atua como coordenador no Centro de Desenvolvimento Gestão Pública e Políticas Educacionais na Fundação Getulio Vargas (FGV/DGPE), Rio de Janeiro. Já exerceu funções em esfera nacional e municipal no campo da educação, tendo ocupado o cargo de Secretário Nacional de Educação Básica, dentre outras diretorias no Ministério da Educação, sendo responsável pela gestão de diversos sistemas de acompanhamento, monitoramento e execução de programas do MEC. Foi membro do Conselho Nacional de Educação, além de atuar como Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, órgão que responsável pelos repasses de recursos para governos estaduais e municipais de todo Brasil. Foi assessor da diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Equipe Interna


Técnico de Projetos

Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Mestrando em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui a qualificação CELTA (Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) para formação de professores para o ensino de inglês. Participou como assistente de pesquisa em Ciência Política com a Professora Maria Celina D’Araújo. Trabalhou em auditoria de fundos de investimento na KPMG Auditores Independentes.


Técnica de Projetos

Formada em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE) e cursa o Mestrado em Administração Pública na mesma instituição. Possui experiência prévia na área de gerenciamento de projetos, tendo atuado com parceiros como Shell, Coca-Cola e Unilever, além de integrar projetos voluntários com o terceiro setor. Além disso, participou de grupos de pesquisa de Media and Economic Perceptions com a Profa. Dra. Daniela Campello e de Gestão Social e Cidadania com o Prof. Dr. Fernando Tenório.

Líderes de Projetos


Líder de Projetos

Formado em Administração pela Universidade Católica de Brasília e cursa o Mestrado em Administração Pública na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE). Tem vasta experiência e atuação nas áreas de Finanças Públicas, Orçamento Público e Planejamento Público. Especialista em Planejamento e Orçamento Federal, ocupou diversos cargos no Executivo Federal, dentre os quais destacam-se: Secretário do Orçamento Federal e Secretário Executivo do Ministério do Planejamento. Tem ainda larga experiência em gestão pública dos entes subnacionais, tendo ocupado os cargos de Secretário de Estado do Orçamento e Planejamento, Secretário de Estado da Educação e Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.


Líder de Projetos

Formada em Engenharia Civil pela FIUBE/Uberaba. Trabalhou durante quinze anos (1984 a 1999) na Eletronorte, onde elaborou algoritmos matemáticos e desenvolveu softwares de engenharia, desenvolveu protótipo para automação de Projetos de Subestações, e gerenciou a informática do Centro de Operação de Telecomunicações. Atuou como gerente de informática no Ministério da Previdência e no FNDE/MEC e como Gerente de Projetos no Ministério da Saúde e ANEEL. Permaneceu por dez anos no FNDE (2004 a 2014) onde assessorou a Diretoria de Administração e a Presidência, tornou-se especialista em grandes compras governamentais e recebeu dois prêmios da ENAP de Inovação em Gestão Pública, o primeiro pela implementação do Programa Caminho da Escola que revolucionou o transporte escolar rural do país, e o segundo pela implementação do Registro de Preços Nacional, que consolidou o modelo de compras criado no Caminho da Escola e o ampliou para a aquisição de uma série de insumos para a educação, dentre eles, mobiliário escolar, brinquedos pedagógicos, utensílios de cozinha, barcos, bicicletas, dentre tantos outros. Ainda no FNDE foi responsável pela implementação do Registro de Preços Nacional para a construção de creches em todo país, utilizando metodologias inovadoras, dentro dos conceitos de desempenho de edificações trazido pela ABNT NBR 15575. Por fim trabalhou no INEP/MEC por quatro anos (2015 a 2018), conduzindo os processos licitatórios para a realização dos grandes exames/avaliações nacionais, dentre eles o ENEM.


Líder de Projetos

Formado em Economia pela Unilassale, cursa o Mestrado em Administração Pública na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE), Técnico Contábil e empresário com envolvimento direto em projetos de captação de recursos para os setores público e privado, análise de crédito e internacionalização de empresas, desenvolvimento de auditorias contábil/fiscal, bem como, no gerenciamento de estudos setoriais e criação de Pólos de Desenvolvimento Econômico. Professor dos cursos de extensão no Centro Universitário La Salle, do MBA em Gestão Hospitalar da Fundação dos Administradores do Estado do Rio Grande do Sul em projetos de captação de recursos e do Curso de Finanças Corporativas para turmas do MBA do Instituto Brasileiro de Gestão Empresarial – IBGEN e no curso de MBA em Gestão tributária da Faculdades Portoalegrense – FAPA. Conselheiro do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore – CCPGE/FIERGS. Integrante do Comitê de Assuntos Tributários da Firjan.


Líder de Projetos

Mestre em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV, especialização a nível de mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e bacharel em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Foi consultor do Banco Nacional de Angola de 2006 a 2012. Especialista em modelos econométricos aplicados a pesquisas e consultorias, modelos de demanda para mercados e planejamento de pesquisas de campo, instrumentos de coleta e desenho amostral.


Líder de Projetos

Licenciada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB/DF), Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CE) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distância. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Consultora Senior do Centro de Gestão Municipal e políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas. Membro do Comitê Editorial da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Editora Liber Livro. Outras atividades exercidas: Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e da Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Secretária de Estado do Ceará (2003-2005), Membro do Comitê Assessor da Área de Educação do CNPq (2011-2014) e Secretária de Educação do Município de Aracati-CE (2017). Escreve sobre política, história e gestão da educação.

Bolsistas


Bolsista

Mestrando em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas. Líder de projeto no FGV DGPE. Foi chefe da assessoria de comunicação social do Ministério da Educação e superintendente de comunicação e marketing da Empresa Brasil de Comunicação.

Consultores Associados


Consultora

Consultora no Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Atua na Gestão de Programas e implantação de Projetos Educacionais e Tecnológicos, Públicos e Privados, desde 2008. Trabalhou de 2008 a 2014 no Ministério da Educação, onde ocupou as funções de Analista de Processos e Coordenadora do Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos – EGPPE da Secretaria Executiva. Foi analista no SEBRAE/DF de 2013 a 2015. Economista, Especialista em Engenharia de Software (Projetos), e em Gestão Empresarial (Estratégia) pela FGV e em Gestão Escolar pela USP/Esalq.


Consultor

Leonardo Barchini é Diretor-Executivo do D3e. É funcionário de carreira da CAPES (licenciado), onde atuou como Auditor-Chefe e Coordenador-Geral de Cooperação Internacional. Também atuou no Ministério da Educação (MEC), como Chefe da Assessoria Internacional, Chefe de Gabinete do Ministro e Diretor de Programas. Na Prefeitura de São Paulo foi Secretário de Relações Internacionais e Federativas e Chefe do Gabinete do Prefeito. Ultimamente esteve como Gerente do Programa de Cidades Sustentáveis no Instituto Arapyaú. É doutorando em Administração Pública (FGV/SP) e possui Graduação em Direito (Uniceub) e Mestrado em Ciências Sociais (UnB).

Estagiários


Estagiário

Graduando em Ciências Sociais pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV/CPDOC) e licenciando na mesma área pela Universidade Federal Fluminense. Realizou o curso "Culture Française et Européenne: héritage et modernité" na Université Paris-Sorbonne (Paris-IV, Faculté des Lettres). Atuou como Diretor de Recursos Humanos no Laboratório de Inovação em Políticas Públicas da FGV, entidade formada por alunos da instituição. Foi Monitor e Professor de Filosofia e Sociologia no curso pré-vestibular QG do ENEM. Atualmente é Estagiário no Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas.